UI/UX, a importância de uma boa experiência
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O produto perfeito encontra-se na convergência entre a ideia e os requisitos do cliente, as necessidades do utilizador e os limites da tecnologia.
Para compreender a viabilidade de um produto ou ideia no mercado, é necessário ir ao terreno e entrar na mente do utilizador, compreender as suas dificuldades e necessidades e, assim, criar um produto user-centric com design apelativo que corresponda às expetativas.
UI/UX desempenha um papel fundamental no percurso necessário entre uma ideia abstrata e a sua materialização sob a forma de interfaces e protótipos que, podem ser testados e depois implementados corretamente por qualquer programador. Permitindo resolver qualquer problema que surja ainda na fase pré-desenvolvimento.
Como trabalhamos em UI/UX?
Validação da ideia antes do lançamento no mercado
Com uma abordagem digital-first, podemos avaliar a viabilidade do seu produto ou ideia e compreender verdadeiramente as necessidades e desafios do utilizador.
Descobrir informações valiosas para o desenvolvimento do produto
Conhecer o público-alvo directamente permite uma compreensão mais profunda das funcionalidades mas também das necessidades que podem originar novas oportunidades para melhorar e inovar o produto.
Evoluir, melhorar, repetir
Ao compreender o utilizador e testar as soluções implementadas, podemos embarcar numa jornada interativa mas também evolutiva, através do feedback do utilizador.
Uma experiência notável para o utilizador
Uma boa experiência de utilizador é uma vantagem competitiva necessária para destacar-se entre as várias soluções existentes no mercado.
Experiência melhorada
Criar um produto user-centered e testado pelos próprios utilizadores permite-nos garantir e exceder as suas expetativas.
Poupança a longo prazo
Ao investir em UI/UX desde o início, pode evitar trabalho redobrado e ajustes futuros, garantindo um lançamento de alta qualidade logo desde a primeira versão.

Como é que UI/UX acrescenta valor à sua ideia?
Analisar o âmbito do projecto, identificar requisitos e estabelecer prazos e orçamento. É também nesta fase que realizamos entrevistas com os stakeholders e utilizadores, a fim de recolher as informações necessárias para projetar as jornadas do utilizador e identificar as diferentes personas do produto.
Por onde começar? User Research and Market Research. Compreender os nossos clientes em profundidade e identificar pontos de diferenciação e oportunidades. Menor probabilidade de erro e maior gestão de expetativas.
A solução está a ser criada. Começando com esboços desenhados à mão, compreendemos o âmbito do projeto antes de avançar para wireframes, onde nos concentramos inteiramente na funcionalidade e usabilidade antes da estética.
Os wireframes que criámos servem como base para o desenvolvimento do produto final, utilizando o sistema de design interno ou do cliente. Assim que os mockups forem desenhados, criamos protótipos interativos para validação por parte do cliente.
Os protótipos são projetados para serem testados em utilizadores reais, a fim de validar ideias, identificar problemas, testar acessibilidade e identificar oportunidades de negócio.
Por fim, resta passar toda a documentação, mockups e protótipos para a equipa de programadores, reunir com eles para apresentar o projeto e garantir que o design cumpre os requisitos técnicos.
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Francisco Sousa Pinto