Estudo de caso | Transformação Digital - InspireIT

Gascan Transformação Digital

A Gascan é uma empresa comercializadora de Gás Propano, que conta já com 26 anos de experiência no mercado e dispõe de cobertura em todo o território de Portugal continental.

problema

A primeira necessidade da Gascan era atualizar o site para uma nova plataforma contemporânea e compatível com dispositivos móveis, de forma a facilitar a comunicação com os seus clientes.
A Gascan precisava de uma nova plataforma com uma ferramenta de gestão que tornasse mais fácil a interação com os seus clientes e a disseminação de novas campanhas e informações. Também era necessário desenvolver uma área específica para que os seus clientes pudessem consultar e gerir os seus documentos e contratos e obter informações relevantes sem recorrer ao suporte ao cliente, de forma aliviar a carga de trabalho da equipa de apoio ao cliente.
Gascan Website
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Aproximar a empresa dos seus clientes e melhorar a qualidade do suporte ao cliente

solução

A solução é baseada em duas ideias principais: identificar as principais ferramentas de comunicação e suporte dos funcionários aos clientes e oferecer aos clientes uma plataforma facilmente acessível com todas as informações relevantes.Com isso em mente, foram desenvolvidas 3 plataformas, um site para disseminar informações, um portal para clientes e um backoffice operacional. O site foi desenvolvido desde o início, com um visual renovado e preparado para todos os dispositivos móveis. As informações foram trabalhadas para fornecer aos clientes e futuros clientes todas as informações básicas que eles precisam sobre termos e serviços. Foram adicionados métodos de assinatura de serviço on-line e suporte ao cliente. No portal do cliente, os consumidores podem aceder a informações sobre consumo, faturas, documentação, gestão de contratos e também ter acesso a comunicações e campanhas exclusivas. O Backoffice operacional, permite a gestão do conteúdo do site, lançamento de campanhas, comunicações específicas para grupos de clientes e o suporte de cliente.

tecnologia

As 3 soluções foram implementadas usando as tecnologias da Microsoft, tanto front-end (visualizações detalhadas) quanto back-end (.NET Core 2.2 e SQL Server). No lado da autenticação, foram utilizados 2 métodos diferentes:- No backoffice, a autenticação era baseada no Microsoft.Identity, pois é um projeto de complexidade simples.
- No portal / site do cliente, a complexidade era maior, para dissociar responsabilidades e simplificar o uso do SSO (login único) foi utilizado o IdentityServer. No lado arquitetónico da solução, foi baseado na Onion Arquitecture. Com isso, embora tenhamos três soluções diferentes na camada de apresentação (site, portal do cliente e backoffice), o acesso às camadas restantes foi reutilizado. Além disso, em termos de reutilização de código, as visualizações detalhadas fizeram forte uso de visualizações parciais.
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